Respostas às suas perguntas sobre saúde e segurança.

Saúde e segurança

11.03.2013
Saúde e segurança

Tem dúvidas ou precisa de ajuda?

Necessita de uma resposta rápida? Exponha as suas duvidas à nossa equipa técnica a qualquer momento. Contacte-nos

Para além dos requisitos abrangidos pela lei, encontrará aqui outras informações ambientais que lhe permitirão obter o melhor desempenho do seu produto Ricoh e compreender o nosso empenhamento em questões ambientais.

Etiquetas ecológicas:

Os nossos produtos cumprem muitos requisitos de etiquetagem ecológica internacionais e europeus quanto a design e eficiência ambiental.

Existem três tipos de etiquetas ambientais para indicar produtos amigos do ambiente que foram estabelecidos ou que estão a ser discutidos actualmente pela Organização Internacional de Normalização (ISO).  O Grupo Ricoh tem vindo a promover activamente o uso destas etiquetas para ajudar os nossos clientes que se preocupam com a conservação ambiental.

Ficha de dados sobre segurança de materiais (MSDS):

As fichas de dados sobre segurança de materiais fornecem informações detalhadas sobre os materiais constituintes dos produtos quanto aos aspectos de saúde e segurança associados à sua utilização e eliminação.

Utilize a Base de dados MSDS para pesquisar materiais relacionados com o seu produto.

REACH FAQs:

P1: Onde posso encontrar informações gerais sobre o Regulamento REACH?

O Regulamento REACH é uma nova estrutura regulamentar da União Europeia para registo, avaliação, autorização e restrição de substâncias químicas. Pode obter mais informações sobre o Regulamento REACH no nosso Web site global.

Obter mais informações sobre o Regulamento REACH

P2:Como é que a Ricoh obtém informações de conformidade sobre substâncias com um elevado teor de SVHC (substâncias de alta preocupação)?

Estamos a contactar os nossos fornecedores para compilar as informações básicas necessárias para serem transmitidas. Com este objectivo, participamos em grupos do sector que reúnem muitas empresas ao longo da cadeia de fornecimento (no Japão e não só) e promovemos a cooperação dentro do sector entre todas as partes interessadas.  Além disso, estamos a reforçar o nosso próprio sistema interno para a gestão integral das substâncias químicas e das informações com elas relacionadas.

P3: Posso procurar informações sobre substâncias SVHC existentes no meu produto?

Se existirem substâncias SVHC no seu produto, poderá encontrá-las através das seguintes hiperligações:

P4: Se forem efectuadas alterações nas substâncias utilizadas pela Ricoh num modelo de produto, como é que o cliente será notificado?

O Grupo Ricoh disponibilizará informações sobre substâncias SVHC através do sistema de gestão de substâncias químicas do Grupo associado aos produtos. As informações fornecidas serão actualizadas a partir do momento em que for efectuado o pedido de informações.

P5: Caso exista uma substância SVHC num produto, planeiam descontinuar a utilização da substância ou utilizar uma substância alternativa (mais segura) com menor impacto ambiental?

Caso exista uma substância SVHC num produto, planeiam descontinuar a utilização da substância ou utilizar uma substância alternativa (mais segura) com menor impacto ambiental? Neste momento o regulamento REACH não impõe novas limitações à utilização de substâncias SVHC, nem exige que as empresas apresentem planos de substituição. É apenas depois de uma substância SVHC ter sido colocada na lista de substâncias sujeitas a autorização (Anexo XIV do Regulamento REACH) que essas obrigações são impostas. Actualmente, o Anexo XIV está em branco.

A política do Grupo Ricoh é rever regularmente a utilização de substâncias ambientalmente sensíveis à luz de novos desenvolvimentos científicos de modo a controlar adequadamente a presença dessas substâncias químicas nos nossos produtos.

P6: A Ricoh pode fornecer dados sobre a quantidade de uma substância SVHC existente num produto Ricoh?

O Regulamento REACH não exige a medição da quantidade de substâncias SVHC num produto individual e, assim, o Grupo Ricoh não fornece estas informações.

Informação REEE para agentes de reciclagem:

De acordo com os requisitos da directiva REEE (Resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) e para fornecer informações mais detalhadas e as respostas às perguntas sobre a desmontagem de produtos Ricoh, visite a base de dados de Informações sobre Reciclagem REEE.

Terá de iniciar sessão ou criar uma nova conta de utilizador para aceder à base de dados de Informações de Reciclagem REEE.


 

 

 



voltar